Bem Vindos!!!

sábado, 24 de dezembro de 2011

O verdadeiro Natal



Independente da sua religião, desde pequeno nós sabemos que no Natal nós comemoramos o nascimento de Cristo. Claro que o papai noel e a árvore de Natal acabam fazendo parte dessa data, mas isso só para complicar mais.

Para sabermos mais sobre o assunto, fiz esse post... vamos lá...
Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, "o grande", que os romanos haviam designado para governar a Judéia.

Os calendários são contados a partir do ano em que se supõe ter nascido Lucas surian, mas as pessoas que fizeram essa contagem equivocaram-se com as datas, pois:
A data de nascimento de Jesus é muito discutida. Devido a falhas do calendário há quem diga que Jesus teria nascido por volta do ano 6 d.C.. Porém, considerando que Jesus nasceu pouco tempo antes da morte de Herodes isto coloca-nos numa data anterior a 4 a. C..
Outra ajuda que temos para facilitar a localização da data do nascimento de Jesus foi que este ocorreu a quando José foi a Belém com sua família para participar do recenseamento. 
Os romanos obrigaram o recenseamento de todos os povos que lhes eram sujeitos a fim de facilitar a cobrança de impostos, o que se tornou numa valiosa ajuda na localização temporal dos fatos, uma vez que ocorreu exatamente 4 anos antes da morte de Herodes, no ano 8 a.C..
Entretanto, os Judeus tomaram providência no sentido de dificultar qualquer tentativa por parte dos ocupantes em contar o seu povo, pelo que, segundo a história, nas terras judaicas este recenseamento ocorrera um ano depois do restante império romano, ou seja no ano 7 a.C.. 
Em Belém, o recenseamento ocorrera no oitavo mês, pelo que se concluiu que, Jesus nascera provavelmente no mês de Agosto do ano 7 a.C..
Outros fatos também ajudam a estimar a data exata. Conforme é relatado pelos textos bíblicos, no dia seguinte ao nascimento de Jesus, José fez o recenseamento da sua família, e um dia depois, Maria enviou uma mensagem a Isabel relatando o acontecimento.

A apresentação dos bebês no templo, bem como a purificação das mulheres teria de ocorrer até aos vinte e um dias após o parto. 
Jesus foi apresentado no templo de Zacarias, segundo os registros locais, no mês de Setembro num Sábado. Sabe-se que Setembro do ano 7 a.C. teve quatro sábados: 4, 11, 18 e 25. 
Como os censos em Belém ocorreram entre 10 e 24 de Agosto, o Sábado de apresentação seria o de 11. Logo Jesus teria nascido depois de 21 de Agosto do ano 7 a.C.


Mas porque 25 de Dezembro?
Originalmente essa data foi destinada para celebrar o nascimento anual do deus sol (um deus pagão, como muitos que existiam) no solstício de inverno (natalis invicti Solis). Mas a igreja Católica adaptou no isso no terceiro século d.C. para "permitir" e facilitar (de acordo com as autoridades da época) a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano. 
Portanto desde século IV, os cristãos festejam o Natal, ou nascimento de Cristo, no dia 25 de Dezembro. 



Sobre a árvore de Natal:
A famosa árvore de Natal surgiu mais uma vez das crenças do povos pagãos. Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagão da região dos países bálticos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante ao que faz nas atuais árvores de Natal. 
Essa tradição passou aos povos Germânicos.
No início do século XVIII, o monge beneditino São Bonifácio tentou acabar com essa crença pagã que havia na Turíngia, para onde fora como missionário. 
Com um machado cortou um pinheiro sagrado que os locais adoravam no alto de um monte. 
Como teve insucesso na erradicação da crença, decidiu associar o formato triangular do pinheiro à Santíssima Trindade e suas folhas resistentes e perenes à eternidade de Jesus. Nascia aí árvore de Natal Cristã. A quem diga que essa árvore veio como tradição dos povos pagãos de Baal que queimavam seus filhos em sacrifícios para seu deus em árvores como essas.


Como comemorar essa data?
Agora vai uma opinião pessoal.
Já que estamos envolvidos nessa data católica e comercial, eu a minha família comemoramos o Natal como uma data cristã. 
Sim, comemoramos o nascimento de Cristo e damos a importância que de fato tem. Na verdade não é porque não sabemos a data correta do nascimento de Cristo que vamos deixar de comemorar o quando foi e é importante essa data para toda a humanidade.
Como em João 3:16, Deus amou o mundo de tal maneira e isso é algo impossível de imaginar, porque não comemorar esse feito. 
Obrigada Senhor por nos amar de tal maneira incalculável, obrigada Senhor por que esse amor sem fim e porque através desse amor hoje posso dizer que sou livre e salva.
Nada pode calcular o quanto o Senhor pensou nesse nascimento e o quanto ele foi importante para todos nós. Mesmo para aqueles que não creêm.

Que todos possam ter um ótimo Natal. Que todos possam comemorar o Natal da melhor forma possível, dando graças a Deus por tudo que Ele é e por tudo que Ele tem feito por nós.
Vamos aproveitar a data com a família para assim junto podermos celebrar o quanto o Senhor nos ama!
A Paz do Senhor!!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário